sexta-feira, 22 de maio de 2009

Seminário de Artes Marciais Filipinas16/17 Maio 2009



Foi com grande prazer e espírito de cooperação que participamos num Seminário de Artes Marciais Filipinas, organizado Pelo Director-técnico do Departamento de Arnis Kali Escryma (DAKE) da Associação Portuguesa de Sin Moo Hapkido e Kombatan - APD – Pedro Pereira da Silva.

Pela primeira vez foi possível em Portugal aprender junto de dois nativos Filipinos, o Grande Mestre Carlos Pulanco (8º Dan) e o Guro Vicente Batalla, dispostos a ensinar as suas Artes - Agos Kamay, Kombatan Arnis e Blade work.

O Grande Mestre Carlos Pulanco é um dos fundadores da Bagong Katipunan – uma Organização alemã de Artes Marciais Filipinas que engloba diferentes estilos filipinos: Link:http://www.bagongkatipunan.de/fshome.htm

O Guro Vicente Batalla é um reconhecido perito em lâminas. O seu conhecimento abrange diferentes estilos, mas é sobretudo muito pessoal e único naquilo que faz.

O programa do Seminário abrangeu temas como Duplo bastão (Sinawallis e aplicações em mão e faca); Solo bastão (drills e desarmes); Boxe filipino (mano-mano); Dumog (grappling e chaves); Blade work (trabalho de faca vs faca e faca vs mão).

O Arnis, Kali ou Escryma, nomes por que são conhecidas as FMA, está a dar os primeiros passos em Portugal e, com algum esforço da APSMHK-APD, foi possível agendar este evento para o qual foram convidados vários representantes das várias Artes Maciais e Sistemas treinados em Portugal. Estiveram presentes neste evento praticantes de Farang Mu Sul, Tae Kwon Do, Ninjutsu, Muay Thay, Hapkido, Jiu Jutsu, Konbatan e claro está Krav Maga, com representantes quer da IKMF-Portugal como da IKMA.

Falando do Krav Maga, de saudar também a amena convivência entre os elementos da IKMF-Portugal e da IKMA que mais uma vez provaram que as "Guerras" são criadas por quem nada tem a ver com os desígnios destas organizações e que realmente a paz reina nos mais esclarecido.

Um bem haja a todos e até numa próxima partilha de conhecimentos.



Sem comentários: