quarta-feira, 16 de julho de 2008

Testemunho

Em tempos, quando da inauguração do site da IKMF-Portugal, foi pedido aos alunos que quisessem contribuir com comentários e ou testemunhos que o fizessem. Na altura um Aluno meu, contribuiu sem se aperceber com um SMS que me enviou.
Após lhe pedir autorização, enquadrei a sua SMS num texto de minha autoria que publico agora, aqui, a sua mensagem. Obrigado Tiago.

Professor… Docente, mestre, pedagogo, prelector, educador…
Mestre… Exemplar, perito, sabedor…
Instrutor… Disciplinador, ensinador…
Nobres nomes, títulos ou adjectivos que atribuem, a quem dedica a sua vida a transmitir o seu conhecimento a outros de forma a ajudar o seu crescimento como pessoas.
Palavras nobres, bonitas e enaltecedoras mas que obrigam a uma vida de trabalho ardo-o em que regra geral não há dinheiro ou qualquer outro bem material que a pague… O estudo, as horas de dedicação, a constante busca pelo aperfeiçoamento e mais conhecimento, as ilusões e desilusões do resultado do nosso trabalho tudo sem fazer transparecer aos alunos que nós, Professores, Mestres, Instrutores, também temos uma vida com todos as normais dificuldades do comum mortal…
Sim, assim é, e se não há bem material que pague esta nossa situação, esta escolha de vida, o que nos moverá então para todos os dias acordar cheios de força e vontade de nos posicionarmos frente a sedentos alunos…?
Pormenores… Momentos… Detalhes…
Um sorriso aberto, transparecendo uma criança crédula em nós mesmo que o aluno tenha idade para ser nosso pai, uns olhos brilhantes de quem atingiu um objectivo que muitas vezes pensava-se inalcançável, um simples obrigado transpirando honestidade, um Pormenor, um Momento, um Detalhe que a muitos passaria despercebido, uma expressão de agrado que será transformada no combustível para um qualquer Professor, Mestre, Instrutor…
Por tudo isto, quero deixar o meu agradecimento aos meus alunos por fazerem de mim quem sou, deixando aqui registado um dos pormenores que aqui falo, através de uma mensagem que recebi de um de vocês após ter passado algumas horas a servir de “saco de boxe” como agressor, a custo do conhecimento, durante um treino para umas filmagens promocionais do nosso Krav Maga…
“Oi Moisés, tudo bem?
Olha, depois de horas a servir de saco de boxe e de ver muitos vídeos no youtube, estou mesmo entusiasmado com tudo o que rodeia o Krav Maga. As técnicas, a pratica da modalidade e todas as actividades em torno do Krav Maga, criam em mim uma Fome enorme de aprender cada vez mais e de mergulhar de cabeça nesse mundo…
Assim sendo, Moisés, como meu instrutor, peço-te, sempre que achares que a minha presença seja útil, chama-me, informa-me, conta comigo, pois quero aprender cada vez mais… Aquele abraço.”

Instrutor Moisés Frutuoso

Sem comentários: